sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Especial Halloween

Halloween...Halloween...Halloween....


Então preparados para o dia das bruxas???
  Particularmente eu sempre amei o dia das bruxas, e memso aqui no Brasil, que não tem a tradição de pedir doces ou travessuras, minha prima e suas amigas saem na noite do Halloween para pedir seus doces. E elas voltam com o saco cheio! Claro que eu me divirto com elas e suas histórias, e ainda tenho uma overdose de doces! kkkk

           Tudo tem seu outro lado! 
  A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C e 800 d.C, embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos.


    Filme O cemitério maldito.

 Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain ( que significa "fim do verão) que tinha como objetivo dar culto aos mortos.




    Menina Zumbi

Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana.



                 Vai encarar?

  A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam "o céu e a terra" para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor.
   A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo. Sinistro....



                       Filme Alma Perdida

  Existem várias teorias para a origem do nome Halloween, inclusiva a cristão que seria o "Dia de Todos os Santos" ou em inglês All Hallows' Eve. Achou semelhante? Escute essa então:
     Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa:
Hallow EveningHallowe'enHalloween.
 Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.




            >Risadas Malvadas<

  MAS a relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média ( Ou Idade das Trevas) no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição( Uma medida tomada após a reforma protestante), com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé um tipo de condenação/morte publica.

Autos de fé de uma jovem.


Fogueira.



Próximos Especiais de Halloween:


Musicas Malditas
Filmes Malditos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EI, você -> É você mesmo!<- Não seja tímido (a) e conte o que achou!
Sua opinião é muito importante inclusive para a melhoria do blog! Porque você é a parte mais importante dele!
Perguntas? Não ficou muito claro? Quer saber mais? É por isso que estamos aqui, então ponha a boca no trombone!
Não se esqueça de criticar, criticas são importantes e construtivas!