sexta-feira, 29 de julho de 2011

Jogos Vorazes "Nomes dos personagens e seus significados"

  Muitos dos nomes usados em Jogos Vorazes derivam do latim e das linguagens gregas, romanas e outras mais. E alguns significados, ligados aos seus respectivos personagens, podem impressiona-los.

Katniss ou sagitária não somente é uma planta como também é uma flecha de folha larga para índios norte-americanos.

Peeta não tem definição histórica, a não ser que você escreva como “PETA”. Peta é uma cidade grega e a palavra budista para “fantasma faminto”. PETA também é a sigla de People for the Ethical Treatment for Animals (Tradução livre: Pessoas pelo tratamento ético de animais). E também não podemos nos esquecer que o pão pita, que é pronunciado igual a “Peeta”!

Cato significa “vivo” e “arguto” (perspicaz, sábio, esperto, na mira certa). Depois do primeiro livro nem tão vivo assim, o que podemos tirar daqui talvez seja a demora de sua morte sendo dilacerado pelos cães mutantes durante uma noite!

Tresh, em inglês, quer dizer “espancar severamente, castigar; debater-se; lançar”.

Rue, em inglês, “lastimar-se, sentir remorso ou tristeza. Afetar com pesar, arrependimento”. Posso com certeza afirmar que é isso que Katniss sente quando Rue morre.

Haymitch não tem definição nenhuma, nenhum significado histórico. O nome foi completamente inventado por Suzanne Collins. No entanto, o sobrenome de Haymitch,

Abernathy, é o nome de um famoso Líder dos Direitos Civis.

Cecilia é “cega” em latim.

Brutus é “pesado, lento, tolo” em latim. Brutus foi o nome do assassino de Júlio César. Varias citações de Shakespeare.

Chaff, em inglês, é a casca seca e não comestível de sementes de cereais e grãos. Na agricultura, é usada como alimento de gado ou material de arado ou é queimada no solo.

Blight, em inglês, é uma doença que mata plantas.

Cashmere é um tipo de lã. Serio ela foi tachada de ovelha.

Glimmer, em inglês, é “reflexo” ou “cintilante”, sua beleza estonteante. (Estou lendo um livro de poesias para a aula de literatura, não aguentei tive que rimar, desculpe!)

Clover é “trevo”. Ela deveria ter mais sorte.


Effie vem do nome Euphemia, ou “bela voz”, o que faz sentido, porque ela é parte da escolta e oradora. No entanto, Mais será que há mais no nome do que apenas ser capaz de falar bem e ter uma bela voz? Há uma história completa por trás do nome, uma bem chocante quando comparada aos Jogos Vorazes de Suzanne Collins. Euphemia era uma jovem garota cristã que foi martirizada por causa de sua fé. Onde ela vivia, o governador declarou que todos os cidadãos deveriam participar de ritos de sacrifício. Euphemia, ou Effie, no entanto, se recusou a participar desses sacrifícios, e ela e seus amigos foram, então, torturados. Assim, ao recusar-se a seguir os passos de seu governador e não participando dos rituais, ela e seus amigos inadvertidamente se condenaram a morte.  

Gale ou Galel em hebreu significa “a onda de Deus” e Galen em grego significa calmo. Acredito que o nome de Gale expresse sua beleza mais em poucas partes do livro ele parece calmo, na verdade ele ajudou a começar a rebelião no Distrito 12 e sempre que tem uma luta ele é o primeiro a ser candidato mais fica ai como curiosidade.

Vick é um dos irmãos mais novos de Gale. Surpreendentemente, em latim significa “vitorioso” ou “vitoria” ou “conquistador”. Hmmm… seria algum sinal do futuro?

Rory é outro dos irmãozinhos de Gale. Seu nome quer dizer “rei rubro” em gaélico.

Posy, a irmã mais nova de Gale, é “Ele crescerá” em hebreu.

    OBS;.Estou achando que tanto Gale como seus irmãos tenham um futuro bem promissor em Esperança. Falando nisso alguém gostou desse nome? Conversando na net descobri que algumas pessoas acharam o nome muito água com açúcar comparado aos outros dois primeiros livros.

Primrose Significa “primeira rosa”, sendo “Prim” latim de “primeiro” e também Primavera.

Madge em grego significa “Pérola”. Como o formato da Pérola é um circulo é também um símbolo de Deus porque não tem começos e nem fim. A Pérola também significa o amor e conhecimento que juntos significam a sabedoria. Os 12 portões de Nova Jerusalém são, em tese, feitos de Pérolas. São 12 distritos? Bem acho que isso não faz sentido nenhum, ou será que faz?

Darius era um dos Pacificadores do Distrito 12. Seu nome significa “possuir” e “manter bem” ou “bom”. No entanto, Darius também foi o nome de um Grande Rei Persa nos séculos V e VI. E ele era um grande financiador e lutou contra os gregos na maratona. Perceba que foi Darius o Pacificador que defendeu Gale quando ele estava sendo açoitado por isso se tornando Avox.

 Cinna era um poeta em uma das peças de Shakespeare que tentou começar uma rebelião (OPS;.Não sei o nome da peça ). Cinna conspirou contra o líder Júlio César e, por isso, foi morto. Será que isso nos diz alguma coisa?


Flavius vem do Latim e significa “Dourado”. Faz quase que automaticamente você pensar no seu batom dourado e seus cachos alaranjados, não? Só para adicionar, Flavius também foi o nome histórico de um judeu que sobreviveu à destruição de Jerusalém em 70.

Octavia é literalmente “oitava”. No entanto, Octavia também foi uma personagem em uma peça de Shakespeare (assim como Cinna), que falava da relação entre Cleópatra e Marco Antônio desde a guerra até o suicídio da rainha egípcia.

Venia é latim e apelido de Lavinia, a Legendária Mãe do povo romano.

Portia significa “porco” em latim. Simplesmente. Acho que ele merecia mais.

Cray (o Pacificador-mor) significa “encaracolados” e “prolífico”, ou “abundante” e “copioso”.

Caesar, ou César, significa “cabeça cabeluda”. Fora o famoso imperador César, é só o que tenho.

Seneca significa “velho”. Seneca também foi um orador romano com um filho de mesmo nome, que era filósofo e dramaturgo. Ajudou em alguma coisa?

Plutarch era um de dois sacerdotes no templo de Apólo em Delphi. Ele era um grande e conhecido escritor. Plutarch também era magistrado em Chaeronia, e mantinha o status de arconte em sua cidade natal. Ele tinha vários amigos influentes, incluíndo dois senadores, e publicou um livro chamado “Vidas Paralelas”. Ele, como o Plutarch dos livros, era obviamente importante e tinha muito poder em suas mãos.

Johanna em Hebreu significa “Deus gracioso”.

Finnick, além de ser uma cidade da Escócia, significa várias coisas quando um de seus N’s é tirado. Finick significa “afetar com extrema delicadeza ou refinamento”, “gracejar ou perder tempo”, e “finnicky”, em inglês, significa “excessivamente, particularmente fastidioso, difícil de agradar, irrequieto, exigente, meticuloso, difícil de satisfazer e fresco”. Defini Finnick não foi? Mais não se apegue as primeiras impressões conhecendo melhor o personagem ele tem essas aparentes características porque é usado pelo Capitólio, para vocês terem noção, no ultimo livro, quando ele fala sobre sua vida depois do game ele conta que era usado como instrumento sexual pelo Capitólio tendo que fazer seus “serviços” para que ninguém que ele ame se machuque. Achavam que só a Katniss e o Peeta eram forçados a fazer coisas que não queriam? Segundo Haymitch o Capitólio só não tirava proveito dele porque todas as pessoas que ele amava já estavam mortas antes dos jogos. O jogo não acaba na arena.

    Como o livro Esperança ainda não saio acredito que muitos não vão conhecer alguns dos personagens, só quero que saibam que os significados não tem (que eu saiba) relações com o ultimo livro, sim eu estou lendo mais como não falo inglês –ainda- é meio difícil entender tudinho e eu ainda não terminei o livro naõ posso afirmar nada!

2 comentários:

  1. aaaaah ótimo post, adorei! Todos os nomes conectados aos personagens, muito legal, AAAAAAAMO JV *-*

    beijos, http://behindenemyline8.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia!Que boom que vc gostou, alguns dos nomes eu achei sem graça mais outros são muito perfect *-* Os meus preferidos são o de Peeta e da Effie!

    ResponderExcluir

EI, você -> É você mesmo!<- Não seja tímido (a) e conte o que achou!
Sua opinião é muito importante inclusive para a melhoria do blog! Porque você é a parte mais importante dele!
Perguntas? Não ficou muito claro? Quer saber mais? É por isso que estamos aqui, então ponha a boca no trombone!
Não se esqueça de criticar, criticas são importantes e construtivas!