quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ser ou Não ser... Eis a questão!


O que você quer ser quando crescer?
   Fizeram essa pergunta para você ao longo da vida, e você respondia:
  Princesa, Piloto de F1, Professor (a), Medico (a), Jogador de Futebol, Cantor (a), Ator, Atriz...
  Mais agora o tempo passou você está no último ano do Ensino Médio, passou o ano inteiro estudando para passar na faculdade, seus pais esperam um ótimo resultado, já que investiram em você dez de pequeno e te apoiaram em tudo. Você não tem escolha a não ser passar. Mais na hora de escolher o curso você continua querendo ser Princesa? Ou Jogador de futebol? Agora todos esperam uma resposta definitiva, você não pode errar na escolha da profissão que vai levar para o resto de sua vida.


       Um pouco de Pressão? Não. Muita pressão esta sobre você nessa hora.
 O que fazer?
Quem buscar?
Como não errar na escolha?
  Não existe uma resposta pronta e única, pois somente ao longo da vida e exercendo a profissão é que você saberá que fez a escolha certa ou não.
  Mais não entre em desespero, existem pequenas coisas que podem te ajudar a encontrar o caminho certo da bifurcação.


Tenha como base as matérias que você mais gosta e menos gosta na escola é uma boa pista para começar a buscar sua profissão. "E isso não é nenhum bicho de sete cabeças", acredita Michele Lacocca, autora do livro Em busca da profissão - Qual é a sua trilha? Da editora Ática. Ela conta em seu livro que com 12 ou 13 anos já havia percebido que gostava mais de escrever, das aulas de literatura e filosofia. "Então fui fazer letras e de lá foi trilhando meu caminho", comenta a escritora.
  Segundo especialistas, o autoconhecimento é essencial para você conseguir ingressar em uma carreira profissional. Por exemplo, é importante saber se você é o tipo de pessoa que valoriza mais a realização pessoal ou a segurança financeira? Se você é mais individualista ou está sempre preocupado (a) em promover o bem estar social? A sua personalidade várias vezes é a melhor dica para se seguir.
  Outro ponto essencial é a busca de informações sobre as profissões de seu lequ



 Como é a atuação desse profissional em sua área de trabalho? Quanto ele ganha de salario inicial? E ao decorrer de sua carreira? Qual a perspectiva profissional? Qual o mercado de trabalho?...
  Busque em todos os meios possíveis de comunicação informações sobre seu objetivo. Mantenha-se atualizado sobre todos os assuntos.
   Freqüente, constantemente, feiras de profissões, elas te darão embasamento e segurança para suas escolhas.
   Participe de palestras sobre as profissões de seu interesse.


 Peça opiniões para seus familiares que já passaram por isso e sabem como a hora da escolha é difícil, "As famílias têm um know-how interessante, mas, às vezes, por uma resistência típica da idade, o adolescente não quer ouvir os conselhos, quer tomar sua decisão sozinho e isso é uma pena" comenta a orientadora vocacional Andréa Lauro.
  Principalmente saiba diferenciar profissão de carreira, pois carreira é a qualificação profissional, constante, dentro de sua área de atuação. Enquanto que a profissão é a sua formação acadêmica.
   Alem de que você pode buscar ajuda de um Orientador Vocacional que irá lhe propor testes para ver se a profissão escolhida é sua vocação. Segue uma sugestão de teste vocacional criado pelo consultor Carlos Martins. Clique aqui!

Encontre o caminho... A decisão é sua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EI, você -> É você mesmo!<- Não seja tímido (a) e conte o que achou!
Sua opinião é muito importante inclusive para a melhoria do blog! Porque você é a parte mais importante dele!
Perguntas? Não ficou muito claro? Quer saber mais? É por isso que estamos aqui, então ponha a boca no trombone!
Não se esqueça de criticar, criticas são importantes e construtivas!