quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Bullying- Quando começa? Quando termina?




Aviso!
Se você se acha o valentão cuidado!
Quem é valentão a caba (cedo ou tarde) indo ao chão!
Se você bate nos pequenos
Um dia eles cresceram!
Você se acha melhor que os outros;;
Se olhe no espelho, ele não mente,
você é um ser humano!




Um fenômeno mundial que vem atingindo pessoas de todas as classes sociais, fachas etárias, etnias, diversidades religiosas...
  Bullying é derivada da palavra da língua inglesa Bully que significa valentão, ou seja, Bullying é um tipo de agressão verbal ou corporal cometida por uma pessoa causando danos tanto psicológicos como físicos em outra.
  O Bullying começa com o sentimento de superioridade do agressor e geralmente ocorre entre adolescentes quando os mesmos são mais susceptíveis ou vulneráveis às agressões verbais ou morais que lhes causam angústia e dor, principalmente quando ocorrido em ambiente escolar traduzindo-se como uma forma de exclusão social. 


 O Bullying pode desencadear alguns problemas de saúde tais como a anorexia, bulimia, depressão, ansiedade e até mesmo em casos extremos o suicídio, que infelizmente é mais comum do que o desejável, muitos desses jovens são traumatizados e levem com sigo as marcas do Bullying pela vida inteira.
  Quando alguém diz que seu cabelo está bagunçado ou sua maquiagem borrada imediatamente você procura um espelho para corrigir erro. Agora imagine várias pessoas, porque o Bullying normalmente é praticado por um grupo de alunos contra apenas uma individuo considerado fora dos padrões estabelecidos, falando mal de sua aparência ou por sua condição intelectual não importando o que você tente fazer para mudar.
    O Bullying pode durar dias, meses, anos...



Pesquisas mostram que 20% dos casos de Bullying as pessoas são simultaneamente vitimas e agressoras, por tanto, em determinados momentos cometem agressões porem também são vitimas de assedio escolar pela turma. Á pratica do Bullying normalmente ocorre longe da supervisão de adultos e a maior parte das vitimas não buscam ajuda nem relatam as agressões.
   Adolescentes agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar, além de poderem sofrer abusos em casa e liberarem toda a sua raiva sobre colegas menos fortes do que eles.

Tipos mais comuns de Bullying
  • Insultar a vítima;
  • Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, contra o corpo dela ou propriedade.
  • Espalhar rumores negativos sobre a vítima;
  • Depreciar a vítima sem qualquer motivo;
  • Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando-a para seguir as ordens;
  • Colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully;
  • Fazer comentários depreciativos sobre a família da vitima, sobre o local de moradia, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, condição social, nacionalidade...
  •  Isolamento social da vítima;
  • Usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas, comunidades ou perfis sobre a vítima em sites de relacionamento com publicação de fotos etc);
  • Ameaças;
  •  Fazer com que a vítima passe vergonha na frente de várias pessoas.



    Um recente caso de bulliyng ocorrido com Phoebe Prince, uma garota americana de 15 anos que se matou recentemente nos EUA, depois de sofrer incansáveis perseguições dos colegas, passou seus últimos dias com medo das garotas que a vinham ameaçando de espancamento, Phoebe disse a uma amiga que não era uma “garota durona” e que “não saberia brigar”, e a certa altura chegou a pedir que amigos ficassem ao seu redor enquanto ela caminhava pelo corredor da escola.

Um relatório de quarenta páginas resumem os supostos crimes das três garotas indiciadas Ashley Longe, Flannery Mullins e Sharon Chanon Velazquez. Elas foram acusadas, sob leis para menores infratores, por crimes como violação de direitos civis e perseguição. Três outros alunos – Sean Mulveyhill, Kayla Narey e Austin Renaud, foram indiciados como adultos, por crimes como abuso sexual infantil (no caso dos dois alunos do sexo masculino).
 Nenhum deles se confessou culpado.
Segundo documento, no dia 13 de janeiro, Phoebe descreveu as ameaças físicas a uma amiga, dizendo também que a escola “tinha se tornado praticamente intolerável ultimamente”. No dia seguinte as perseguições se intensificaram.
Phoebe tentou ignorar todas as provocações.
 Mais quando a garota caminhava pelos três blocos em direção à sua casa, uma das agressoras passou por ela em um carro e arremessou uma lata contra a garota em seguida, chamou-a por um nome ofensivo.
Neste dia Phoebe chegou em casa chorando e naquela tarde foi encontrada por sua irmã mais nova pendurada por uma echarpe na escadaria do apartamento. 




  Outro caso ocorreu em 1991 com Jeremy Wade Delle que se matou no dia 8 de janeiro, aos 15 anos, em uma escola do Texas, dentro da sala de aula em frente a 30 colegas e sua professora de inglês. Jeremy se matou como uma maneira de protesto pelas incessantes perseguições que sofria pelos colegas. Sua historia inspirou a banda Pearl Jam a escrever uma musica chamada Jeremy, onde o vocalista Eddie Vedder, utilizou-se de escrituras do garoto na composição da musica.




Jeremy

Em casa
Desenhando figuras de topos de montanhas
Com ele no topo, sol amarelo limão
Braços erguidos em V
Os mortos estendidos em poças de cor marron embaixo deles

Papai não deu atenção
Para o fato de que a mamãe não se importava
Rei Jeremy, o perverso
Governou seu mundo

Jeremy falou na aula de hoje
Jeremy falou na aula de hoje

Me lembro claramente
Perseguindo o garoto
Parecia uma sacanagem inofensiva

Mas nós libertamos um leão
Que rangeu os dentes
e mordeu os seios da menina na hora do intervalo

Como eu poderia esquecer
E me acertou com um soco de esquerda de surpresa
Meu maxilar ficou machucado

Deslocado e aberto
Assim como no dia
Como dia em que ouvi

Papai não dava carinho
E o garoto era algo
Que mamãe não aceitaria
Rei Jeremy, o perverso
Governou seu mundo

(3x)
Jeremy falou na aula de hoje

Tente esquecer isto
Tente apagar isto
Do quadro negro

(2x)
Jeremy falou na aula de hoje


(2x)
Jeremy falou

Falou Jeremy falou na aula de hoje





 Bullyin Provocações sem limites
Jordi é um adolescente que perdeu recentemente seu pai e que, junto à sua mãe, decide mudar de cidade para começar uma nova vida. Em princípio tudo parece bem, mas o destino reservado para ele será uma terrível surpresa já que quando Jordi passar pelo portão da nova escola, cruzará sem saber a tenebrosa fronteira de um novo inferno.



Bang Bang você morreu

Jovens podem ser mais cruéis que todos. Naturalmente cruéis. As palavras de Trevor Adams, que já foi um estudante exemplar, refletem suas experiências no colégio. Ele era vítima de tão traumatizante perseguição que ameaçou destruir o filme de futebol da escola. Mas a salvação veio através do Sr. Duncan, o professor de teatro, que ofereceu a Trevor o papel principal de sua peça, o lado da bela Jenny Dahlquist. O professor e a garota tentam ajudá-lo a manter-se na linha. Mas há um risco: o sombrio enredo sobre assassinos em um playground, combinado com o passado problemático de Trevor, faz com que os pais tentem vetar a peça. Se eles conseguirem é possível que a voz de Trevor jamais seja ouvida e isso pode detonar uma boma-relógio humana



Um comentário:

  1. Quando abri seu blog e vi está postagem nem acreditei.
    Fiz hoje um desabafo e postei no novidades e emoções. Conhecidencia ou telepatia?

    http://novidadeseemoes.blogspot.com/2011/11/bullying.html

    ResponderExcluir

EI, você -> É você mesmo!<- Não seja tímido (a) e conte o que achou!
Sua opinião é muito importante inclusive para a melhoria do blog! Porque você é a parte mais importante dele!
Perguntas? Não ficou muito claro? Quer saber mais? É por isso que estamos aqui, então ponha a boca no trombone!
Não se esqueça de criticar, criticas são importantes e construtivas!