quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Estudos: qual a melhor saída??


 Estudar hoje em dia se torna, cada vez mais, uma opção para poucos, muitos não sabem a maneira certa ou não se interessam por falta de motivação familiar.
  Mais além de ter ambição de estudar, o aluno deve ter também disciplina, domínio técnico e força de vontade.
   Um exemplo de domínio técnico é deixar o tempo ao seu favor ou você nunca deixou para estudar na véspera da prova?  Pensar em começar a estudar para uma prova que só será aplicada em 2 semanas requer força de vontade e é o correto para se garantir no final do ano.
  Mais o principal que pode parecer muitas vezes desnecessário para ser um bom estudante o Hábito de Estudos.
   Para criar Habito de Estudos basta começara a estudar em casa durante trinta minutos e aumentar esse tempo aos poucos até o tempo ideal de estudos (duas horas) e tornar isso seu cotidianos. Devendo destacar que estudar não deve ser algo forçado ou torturante e sim  tranqüilo e atrativo para o estudante, o que se torna muito difícil com as distrações do dia a dia, principalmente dos adolescentes.
  Até alguns anos os livros eram a principal fonte para busca de informações hoje ela foi substituída pela internet que te da tudo o que eu você precisa em um piscar de olhos. Isso acabou tornando muitos alunos preguiçosos e alienados, o que era para auxiliar nos trabalhos escolares acabou se transformando em uma arma contra os estudos pois basta entrar na internet para ingressar em redes sociais e perder o foco principal: estudar.

  Assistir telejornal ou progamas educativos como documentarios tambem ajuda a obter informação o conhecimento geral auxilia em os alunos em todos os tipos de concursos e provas.

  Alguns professores utilizam a musica para ensinar a matéria para seus alunos como no exemplo aseguir:
Para estudar cada matéria é necessário uma abordagem diferente, a seguir algumas dicas:
Matemática e Fisica:
  A matérias de cálculos que requerem mais concentração são as consideradas mais chatas e cansativas além de serem mais difíceis.Dica: Faça resolução de vários exercícios, não basta só fazê-los em sala tente refazê-los em casa.

Português e Literatura:

 Essas matérias não requerem tanto raciocínio mais não deixam de serem mais fáceis. Prestar atenção na aula e praticar exemplos ajuda muito na hora da prova Dica:Ler mais livros, para conseguir ter uma boa fala no dia a dia e aprofundar seu conhecimento nas regras de norma padrão.
Quimica:
Formula da cafeina.
   È uma matéria ótima para ser praticada no dia a dia, mesmo sendo difícil em alguns temas. Dica:Criar macetes parar gravar as fórmulas usando exemplos do dia a dia.
Por exemplo: a família 1ª da tabela periódica: Li  Na  Kapricho que Rubinho Casou na França.
Geografia, História e Biologia:
  São matérias que necessitam da concentração do aluno principalmente com fatos relacionando com passado presente e futuro e a relação entre eles. Dica: Basta você fazer as anotações sobre o que o professor fala em sala, isso o ajudará quando for estudar para sua prova.
Línguas estrangeiras:  
  São matérias que requerem pratica no seu dia-a-dia, você poderá criar frases para representar suas ações. Dica:Use a musica e os filmes a seu favor.

  A formação de grupo de estudos para resolução de exercícios ou trabalhos escolares pode ser uma boa forma para fazer render mais o aprendizado. Mas esse método também apresenta as suas controvérsias, pois quando o ser humano esta em grupo é propicio que convence e se distraíam com outros assuntos, principalmente entre amigos, então escolha pessoas comprometidas e estudiosas que irão ajudar e não atrapalhar o grupo.
  A seguir gráfico feito a partir de pesquisas com alunos do Primeiro ano do Ensino Médio.

  *Créditos para minha amiga Tefy* 
     * Créditos para minhas amigas Amanda e Bruna*
    
   Entrevista feita com a professora Ana Maria formada em Nutrição e Licenciatura Plena em Biologia.

  Quais são os melhores métodos para o aprendizado de um aluno?
Eu acho que o aluno participar da aula dizendo o que conhece você (professor) expõe o assunto e o aluno diz o que entendeu da aula. É uma boa forma de aprendizado.

Revisão ajuda no aprendizado?
  Ajuda. De vez em quando o aluno pode não ter prestado atenção na primeira aula sobre o assunto e o quando o professor revisa ele relembra a matéria e entende, assim o professor pode ver o que o aluno aprendeu a partida da participação de cada aluno. Mais ajuda apenas os alunos que estão querendo aprender.

  Aulas praticas são boas maneiras de explicação das matérias?
  Colocar em pratica ajuda os alunos a entenderem o assunto difícil com mais facilidade alem de ajudarem a memorizar melhor a matéria.

Quantas horas diárias 9fora a escola0 o aluno deve estudar para ter melhor fixação da matéria tratada durante o período escolar daquele dia?
No mínimo duas horas estudando as matérias que o aluno teve no dia.

 Qual o melhor local para se estudar em casa?
 O quarto. Porque é o ambiente do aluno onde ele já conhece tudo e não prestará atenção em outra coisa a não ser a matéria.

É correto estudar ouvindo musica ou assistindo televisão?
  Eu nunca consegui mais tem alunos que conseguem, acredito que isso possa prejudicar por desviar a atenção pois não tem como você estar com ma televisão ligada e não assistir o pedaços do programa ou não cantar trechos da sua musica preferida, mais isso varia de pessoa para pessoa. Alguns alunos são visuais, sonoros ou ambos.

Como estudar para se tornar um bom aluno?
 Acho importante que quando professor esta passando a matéria a atenção, pode conversar, pois é impossível ficar em sala de aula sem conversar, mais quando o professor e4stiver explicando é muito importante prestar atenção e tirar duvidas.

Quanto tempo antes de uma prova o aluno deve começar a estudar para a mesma?
  Varia de aluno, alguns estudam dias antes da prova e conseguem se lembrar apenas por ter assistido as aulas, outro não. Em muitos colégios os professores fazem prova surpresa por isso é importante estudar sempre, a prova não deve ser o único motivo p0ara o aluno buscar conhecimento.

 Qual a finalidade da temida prova de todos os alunos?
 Acredito que seja analisar, verificar o que o aluno conseguiu captar da matéria e analisar seu conhecimento seu aprendizado.

  De acordo com pesquisas feitas por cientistas, durante 20 anos, a lição de casa é uma grande causadora de desentendimentos familiares e não ajuda muito o aluno com o aprendizado. Qual a sua opinião sobre o assunto?
A lição de casa é necessária, pois o aluno deve ver a matéria fora da escola também, e a lição é um caminho para isso.

 A participação dos pais nas lições de casa, ou estudos em geral, é fundamental ou atrapalha?
  O que ocorre na casa dos alunos é que muitos pais não tem paciência com os filhos mais é necessário a ajuda dos pais com o conteúdo principalmente quando o aluno tem duvidas.

 Nos seus tempos como aluna como você costumava estudar?
  Sempre consegui estudar por pergunta e resposta, sempre aprendi assim, sou mais visual do que sonoro, aprendo melhor visualizando do que escutando.

Decorar ajuda?
 Apenas se estivermos falando sobre a tabuada. (Risos) Fora disso não. Quando o aluno decora a matéria para a prova ele esquece agora entra aquela famosa frase “Quando aprende nunca mais esquece”.

O que desmotiva o aluno?
  A maioria é por falta de estrutura familiar, muitos precisam trabalhar e não voltam para escola e a família não cobra isso do filho.

Você acha que a tecnologia ajudou não o aprendizado dos alunos?
Com certeza ajuda. Tem alunos que buscam as repostas prontas na internet e ele acaba nem lendo o que esta escrito e não aprende, simplesmente tem acesso ao conteúdo sem entender tirando o objetivo das lições.

 Quando os estudos acabam? (risos)
 Nunca, você tem que estudar outros tipos de conteúdos para se manter atualizados, isso sempre, principalmente no mercado de trabalho, alem dos conhecimentos gerais da atualidade.


                Entrevista feita com a aluna Nathalia estudante do Ensino fundamental.

Que matérias você mais gosta de estudar?
  Ciências acho uma matéria divertida e Geografia.

Como você estuda em casa? Quantas horas?
 Eu faço questionários sobre textos, estudo no mínimo uma hora e meia.

O que te atrapalha na hora do estudo?
 Televisão, musica, barulhos e conversas.

Você gosta de fazer lição de casa?
 Sim, ajuda na hora da prova quando você faz lição sobre a matéria, ela te força a estudar o assunto.

O que te desmotiva para estudar?
 Quando eu quero fazer alguma coisa, como entrar na internet, ir no shopping com as amigas, assistir televisão, pintar as unhas passar maquiagem... qualquer coisa mais divertida, para estudar tem que ter muita força de vontade.

O que você pensa sobre as provas? Acha que é uma maneira valida de testar o conhecimento do aluno?
 Sim. Acho que é certo fazer prova para aprendera ganhar nota pelo o que eu sei.
 E as colas? Você já colou? Arrepende-se? Como foi?
 Não me arrependo porque ganhei pontos, colei em praticamente todas as matérias olhando para o lado,consegui bastante coisa, mais da primeira vez me senti muito culpada e contei para minha mãe, ela não brigou mais disse para eu tomar cuidado e não ser pega.

O que o professor faz em sala de aula que você gosta? E o que te deixa mais irritada?
 Gosto que ele explique e tire duvidas. O que mais me irrita é os que não explicam passam muita lição e não corrigem.

 O que é um bom professor para você?
Que explica a matéria passa e corrigem as lições, que façam provas mais não muitas.

Como você aprende mais?
Escutando a explicação do professor e respondendo questões.

Então você gosta de lição de casa? Acha que ajuda no seu processo de aprendizado?
  Eu não gosto muito, mais acho que ajuda.

Você vai melhor nas matérias que os professores passam lição de casa?
Não minha professora de matemática pssa muita lição e do mesmo jeito eu vou mal, e ela não corrige o que passa.



  * Eu penas participei das entrevistas*

3 comentários:

  1. Olá!
    Eu adorei suas dicas de estudo, que post legal!!
    Acho que tudo é válido, né e dicas são sempre bem- vindas!!
    A matéria que eu mais gosto é literatura, sempre gostei!
    Eu só consigo estudar fazendo resumos!!
    bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Nessinha as dicas são de uma amiga minha ela fez um ótimo trabalho na escrita, apenas ajudei em alguns detalhes.
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Fico muito Feliz que vcs tenham gostado! Muito obrigada! =) HOHOHO'

    ResponderExcluir

EI, você -> É você mesmo!<- Não seja tímido (a) e conte o que achou!
Sua opinião é muito importante inclusive para a melhoria do blog! Porque você é a parte mais importante dele!
Perguntas? Não ficou muito claro? Quer saber mais? É por isso que estamos aqui, então ponha a boca no trombone!
Não se esqueça de criticar, criticas são importantes e construtivas!